Educação Física

No ambiente escolar, a educação física destina-se a promover o desenvolvimento motor das crianças, por meio de práticas lúdicas como jogos e brincadeiras. Aspectos cognitivos, sociais e afetivos são também trabalhados. Por meio dela, os alunos são motivados a participarem e a ampliarem o gosto pela prática física.

E, ainda, como qualquer prática que incentiva a autodescoberta, a atividade realizada nessas aulas estimula o desenvolvimento da identidade individual do educando. Afinal, este adquire ferramentas para se expressar eficientemente pela linguagem corporal.
As aulas são planejadas pelo professor para que as crianças possam ser orientadas e se sintam seguras desenvolvendo a atividade. A realidade de cada uma deve ser levada em conta; pois só assim os conteúdos abordados adquirem significado e o processo é efetivo.
Na infância o desenvolvimento ocorre rapidamente, logo o educador precisa montar suas intervenções adequadas a cada faixa etária, para que os alunos consigam realizar as atividades e sintam-se capazes e autônomos.