Capoeira

Capoeira

Que a capoeira é um dos esportes mais populares na Bahia, nós já sabemos, mas o que não sabemos com profundidade é da importância dela para as crianças. A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música.

Através das brincadeiras a capoeira favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

Outra vantagem é o fato de não gerar frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da autossuperação e não da superação sobre os demais colegas.

Durante as aulas, as crianças passam a experimentar ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando o conhecimento de seu corpo e de suas limitações.

Em sua essência, o ser humano é basicamente movimento. Desta forma, é no período da infância que existe a necessidade de se explorar o meio em que se vive, através da manipulação de objetos e as mais variadas experimentações do movimento.

O movimento na Educação Infantil se constitui como principal elemento da cultura corporal humana. A capoeira, por se tratar de um jogo de movimentos corporais auxilia na ampliação das diferentes habilidades motoras como caminhar, correr, saltar, pular.

Área Restrita