projetos-pedagogicos

Teatro

“A importância da diversão justifica-se porque imitar a realidade brincando aprofunda a descoberta e é uma das primeiras atividades, rica e necessária, no auxilio do processo de eclosão da personalidade e do imaginário que constitui um meio de expressão privilegiado da criança”

CAVASSIM, 2008, p 41

O teatro, além de explorar a imaginação e o convívio social com os amigos, permite que as crianças desenvolvam a autoconfiança, a empatia e a oportunidade de demostrar sentimentos.

A possibilidade de brincar de faz de conta, oportunizando a criança ser quem ela quiser e de exercitar sua imaginação, fazem com que o teatro seja uma importante ferramenta na educação. Dentro da escola pode ser usado para desenvolver as potencialidades das crianças e as preparando para a vida participando de práticas educativas da qual ele faz parte.

O desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades infantis acontece quando a criança representa muitas de suas aventuras e pensamentos com o teatro. As propostas de atividades são trabalhadas de acordo com cada faixa etária com jogos, brincadeiras, depois evoluindo para jogos teatrais, improvisações, personagens e interpretação.

Ao mergulhar nas atividades teatrais a criança também mergulha nas descobertas do conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.

O teatro no processo de formação da criança cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com seus grupos.

A capacidade de imaginar e criar vai ser um dos maiores diferenciais em um mundo onde inteligência artificial será a realidade. As habilidades de se comunicar com clareza, saber ouvir e ser empático são diferenciais para qualquer profissão no futuro.

Área Restrita